Durante a live que o presidente faz todas as quintas, Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o porcentual de eficácia da CoronaVac é baixo, mas não apresentou nenhum dado ou pesquisas para embasar a afirmação. Os dados da vacina estavam programados para serem divulgados na última quarta-feira (23), mas a Sinovac pediu para esperar os resultados de outros países que também compraram as doses.
Na transmissão, o presidente disse: “A eficácia daquela vacina de São Paulo está lá embaixo, está lá embaixo. Não vou divulgar o percentual aqui porque se eu errar 0,001% vou apanhar da mídia, mas o percentual parece que está lá embaixo em comparação a outra”.
Leia também: Iniciativa tenta impedir crescimento de grupos antivacina no Brasil
A Turquia, outro país que adquiriu a Coronavac, divulgou os dados da fase três de teste no país nesta quinta-feira (24) e apresentou uma eficácia de 91,25%. O Instituto Butantan manteve os resultados sob sigilo, mas afirmou que a vacina obteve mais de 50% de eficácia.
O presidente também destacou a medida provisória assinada no último dia 17, que destina R$ 20 bilhões para a copra de vacinas e insumos para a campanha de vacinação. Mas não deu uma data de quando deva começar a imunização nacional.
REDES SOCIAIS