Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

No Natal de 2020, durante a pandemia de Covid-19, o comércio varejista teve o pior desempenho desde a última recessão, entre os anos de 2015 e 2016, nas vendas presenciais.

O comércio eletrônico, que passou a ser a opção de compra para muitas famílias, foi responsável por aliviar as compras do setor. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas por esse tipo de comércio cresceram 15,5% no Natal deste ano, em comparação com 2019. Se o turismo e o transporte, os mais afetados pela pandemia, fossem excluídos do cálculo, a alta seria de 81,7%.

"Até mesmo para produtos e serviços mais básicos, que a família não costumava a usar a compra pela internet, ela começou a ser uma boa aliada", diz o economista André Braz.

A queda nas vendas das compras físicas foi de 2,7%. Apenas segmentos como supermercados, móveis, construções e livrarias tiveram alta.

De acordo com a Associação dos Pequenos e Médios Lojistas, as quedas em dezembro podem chegar a 35% nas vendas de produtos como vestuários, calçados, acessórios e serviços.