O governador João Doria (PSDB) ampliou a quarentena até o dia 7 de fevereiro em todo o estado de São Paulo após o aumento de casos de Covid-19.
Com 1.462.297 casos e 46.717 óbitos, os índices da pandemia voltaram a subir no último mês do ano e registraram um aumento de 76% em novos casos e 66% em óbitos com relação a novembro.
A decisão foi anunciada em decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (31). De acordo com o texto, a prorrogação foi necessária para "conter a disseminação do vírus e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde".
Todo o estado entrará na fase vermelha do Plano São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de janeiro. No período, apenas os serviços essenciais poderão funcionar. A medida também foi implantada entre os dias 25 e 27 de dezembro.
Com o intuito de dar início ao plano de vacinação ainda no primeiro mês de 2021, o estado encerra 2020 com 71 milhões de agulhas, ferramenta fundamental para colocar a medida em prática.
Leia também: Perfil viraliza na internet com denúncias de festas e aglomerações por todo o Brasil
Nesta semana, o Centro de Contingência do Coronavírus de SP divulgou a “Carta pela Vida”, assinada pelos 20 especialistas do grupo, com orientações quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“A ação consciente de todos neste período do ano é parte vital na contenção da propagação do vírus”, defendem os especialistas, em trecho do documento divulgado.
Nesta quinta-feira (31), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski estendeu a vigência das medidas sanitárias de calamidade pública no país. Confira:
REDES SOCIAIS