Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Cientistas começam a estudar se o isolamento social aumentou a sensação de esquecimento entre as pessoas nos últimos meses. Uma das pesquisas, ainda em estágio inicial, é da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para funcionar bem, a memória depende de diferentes fatores. Um deles é a saúde mental, que, para muitas pessoas, vem se tornando uma questão durante a pandemia. Para o psiquiatra Sergio Hototian, sintomas como ansiedade e nervosismo, aliados à perda de rotina, podem ter relação com a sensação de esquecer algo.

Ainda, quem já tem doenças relacionadas ao esquecimento, sofre mais. Idosos com Alzheimer, que afeta profundamente a memória, podem ter o quadro agravado. "Pacientes com quadro psiquiátricos, idosos, que tenham Covid-19, passaram a ter as suas doenças pioradas", explica Hototian.

O médico ressalta a importância de manter contato, mesmo que virtual, com entes queridos para a manutenção do quadro.

Confira a matéria do Jornal da Tarde: