A Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, tem 78% de eficácia, de acordo com os resultados dos estudos desenvolvidos no Brasil. A informação foi apresentada por representantes do estado de São Paulo e do Instituto Butantan em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (7).
A divulgação do resultado estava prevista para o dia 23 de dezembro, mas foi adiada por conta de diferenças observadas na comparação com resultados de estudos feitos em outros países.
O Governo de São Paulo pretende começar a vacinação no dia 25 de janeiro, mas para que isso ocorra, a vacina precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Pela manhã desta quita-feira (07), o Instituto Butantan e o governo do estado de São Paulo iniciaram o pedido de utilização emergencial do imunizante para a Anvisa. Uma nova reunião entre os representantes e a Agência está marcada para acontecer ainda nesta tarde.
Veja o discurso do governador João Doria:
De acordo com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a vacina teve 100% de eficácia em casos graves e moderados de Covid-19. O imunizante ainda diminuiu em 100% os casos de internação hospitalar e em 78% o atendimento ambulatorial e o número de casos leves de infecção pelo vírus.
REDES SOCIAIS