Notícias

ProUni: veja se você pode e como deve se inscrever

Programa oferece bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda


12/01/2021 11h28

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa que oferece bolsas de estudo em universidades particulares, criada pelo Ministério da Educação em 2004. Esses benefícios, que podem ser integrais ou parciais, são destinados a estudantes brasileiros de baixa renda.

Para estar apto a participar do programa, é preciso ter realizado o ensino médio completo. Além disso, é necessário que a família do candidato apresente renda bruta de até um salário mínimo por pessoa — para receber bolsa integral. Para a parcial, o rendimento familiar deve ser de até três salários mínimos por membro.

Leia mais: Reajustes nos planos de saúde impactam no planejamento financeiro do brasileiro em 2021

Aqueles que desejam conseguir uma vaga, devem ter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concluído. Quanto melhor o desempenho na prova, maiores as chances de ingressar. É preciso uma nota mínima de 450 pontos no exame e qualquer pontuação acima de zero na redação. Os professores da rede pública também podem concorrer para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, sem a necessidade da renda familiar como pré-requisito.

Para iniciar todo o processo, basta acessar o site oficial do ProUni e clicar em “Fazer inscrição”. Em seguida, é necessário colocar o CPF junto ao número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. O próximo passo é preencher um questionário sobre situação social.

Por fim, o candidato deve escolher, por ordem de prioridade, dois cursos desejados. O interessado também precisa informar se sua candidatura será através de ampla concorrência ou cotas — válidas para estudantes com deficiência, negros, pardos e índios.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)