Notícias

Eficácia geral da CoronaVac é de 50,38%, informa Instituto Butantan

Imunizante foi eficaz na prevenção de 100% dos casos moderados e graves da doença; novo dado aponta a capacidade de proteção da vacina em todos os casos de Covid-19, e não apenas nos leves


12/01/2021 13h11

O Instituto Butantan divulgou que a eficácia geral da vacina Coronavac contra a Covid-19 é de 50,38%. A declaração foi dada nesta terça-feira (12), em coletiva de imprensa. O imunizante foi desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O dado aponta a capacidade de proteção da vacina em todos os casos da doença, sejam eles leves, moderados ou graves. Na semana passada, o Butantan anunciou a eficácia de 78% em casos leves e 100% em casos graves e moderados, de acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Brasil.

O imunizante está, portanto, acima dos 50% mínimos estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para tornar a vacinação viável.

"Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia através desse efeito esperado, que é a diminuição da intensidade da doença clínica", afirmou Ricardo Palácios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan.

Dimas Covas, presidente do Butantan, afirmou que nenhuma outra companhia divulgou esses detalhes de um imunizante, antes de ele ser aprovado em uso emergencial. O pedido de uso emergencial da Coronavac está atualmente sob análise da Anvisa. A previsão do governo de São Paulo é de iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)