Notícias

Em carta, Pence rejeita invocar a 25ª Emenda para retirar Donald Trump da presidência

Documento foi apresentado no Congresso e também pede para evitar ações que dividam o país


12/01/2021 22h46

Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos, enviou uma carta ao Congresso, nesta terça-feira (11), dizendo que rejeita invocar a 25ª Emenda para retirar Donald Trump do cargo de presidente. A carta também pede para que os congressistas "evitem ações que possam posteriormente dividir e inflamar as paixões do momento".

A carta de Pence foi divulgada no Congresso justamente quando os parlamentares debatiam sobre a possibilidade do vice-presidente invocar a Emenda. Caso fosse aprovada, o texto não obrigaria o vice a tomar atitudes, mas seria mais uma pressão dos congressistas sobre Trump.

Leia também: O que é a 25ª emenda, recurso que pode remover Trump do cargo

Mesmo com a não invocação da 25ª Emenda, a relação entre Pence e Trump está estremecida, segundo apuração da imprensa americana. Isso porque alguns grupos pró presidente pediram a morte do vice presidente.

Vale lembrar que há um processo de impeachment rolando na Câmara. Com a negação de Pence, o caminho para o debate se abre e deve começar ainda esta semana. Trump é acusado de "incitar a insurreição" ao discursar para apoiadores momentos antes da invasão de extremistas ao Capitólio.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)