Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Diante da invasão violenta do Congresso por apoiadores de Donald Trump durante a certificação dos resultados das eleições, membros do partido Democrata defendem que o presidente seja removido imediatamente do cargo. Trump tem pouco menos de duas semanas de mandato - o presidente eleito, Joe Biden, toma posse em 20 de janeiro -, mas segundo a oposição, os eventos desta quarta (6) mostraram que pode ser perigoso mantê-lo no Salão Oval pelos próximos 13 dias.

Os líderes do partido Democrata na Câmara e no Senado, Nancy Pelosi e Chuck Schumer, solicitaram nesta quinta (7) que o vice de Trump, Mike Pence, invoque a 25ª Emenda para retirar Trump do cargo. "Ontem, o presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição armada", afirmou Pelosi, que também caracterizou os acontecimentos como "atos de sedição" e "covardia". Pence ainda não se posicionou.

Leia também: Mulher é baleada em meio a invasão do Congresso por apoiadores de Trump em certificação das eleições

A 25ª Emenda à Constituição foi ratificada em 1967, após o assassinato do presidente John F. Kennedy, e permite que o vice-presidente assuma caso o presidente seja considerado inapto para exercer suas funções. Para remover Trump do cargo, Pence precisaria aceitar o pedido e contar com o apoio da maior parte dos membros do Gabinete do presidente. 

Trump, então, poderia recorrer com uma carta ao Congresso, ao que o vice e o Gabinete teriam quatro dias para responder; depois, o caso vai a plenário. Se uma maioria de dois terços dos parlamentares da Câmara e do Senado votarem a favor da remoção de Trump, ele pode ser destituído permanentemente. 

Na noite de ontem, membros do Congresso assinaram uma carta endereçada ao Comitê Judiciário da Câmara solicitando a destituição do presidente.

Segundo Pelosi e Schumer, se o vice-presidente não invocar a emenda, Trump pode sofrer um segundo impeachment. Ele já foi alvo do processo em 2019, mas não foi removido do cargo por decisão do Senado, de maioria republicana. 

"O presidente não deve ficar no cargo nem por mais um dia", escreveu Schumer. "A maneira mais rápida e efetiva - pode ser feita hoje - de remover o presidente seria o vice invocar a 25ª emenda. Se o vice-presidente e o Gabinete se recusarem, o Congresso deve se reunir para o impeachment de Donald Trump."


Congressistas como a democrata Ilhan Omar também sinalizaram que pretendem iniciar o processo de impeachment. "Não podemos permitir que ele continue no cargo, é uma questão de preservar nossa República e precisamos cumprir nosso julgamento", escreveu Omar.