Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

LADRÃO DE CASACA – Estreou recentemente na Netflix a série de suspense “Lupin”, que traz um personagem inspirado em Arsène Lupin, o ladrão gentil criado pelo escritor Maurice LeBlanc em 1905. Na trama, Assane Diop planeja um grande assalto: pretende roubar um colar que pertenceu à rainha. Paralelamente, ele quer se vingar pela morte do pai, que foi acusado por um crime que não cometeu, durante a adolescência.

“EMA” – Estreia hoje nos cinemas um drama chileno dirigido por Pablo Larraín. O filme conta a história de uma jovem bailarina (interpretada por Mariana Di Girolamo), que dá nome ao filme, quando ela resolve adotar um menino colombiano com o marido, o coréografo Gaston (Gael García Bernal). Quando o garoto provoca um acidente com fogo em casa, que resulta em queimaduras graves no rosto da irmã de Ema, a mãe adotiva devolve a criança ao serviço de adoção, e a relação do casal se torna cada vez pior. Confira a programação dos cinemas da sua cidade, respeite as medidas de segurança e aproveite a tela grande. Assista ao trailer.

“A HISTÓRIA DO PALAVRÃO” – Você já parou para pensar de onde surgem os palavrões que usamos? E como eles se estabelecem como parte de nossa cultura popular? Bom, para a língua portuguesa esse trabalho ainda está para ser feito, mas a Netflix produziu uma série documental que mostra a origem e o uso de algumas palavras ofensivas da língua inglesa. São seis episódios curtinhos, de 20 minutos, cada um deles tratando de um palavrão específico. E como estamos falando do inglês, claro que o primeiro deles traz a história do famoso “f**k”. Um dos chamarizes da obra é o apresentador: Nicholas Cage, o canastrão mais querido e amado de Hollywood, é quem conduz essa investigação sobre os xingamentos mais conhecidos desse idioma. E que tal um pequeno spoiler do conteúdo? Você sabe quem é o ator que mais falou palavrões na história do cinema? Jonah Hill, astro de filmes como “Superbad” e “O Pior Trabalho do Mundo”.

“O FIM DA VIAGEM, O COMEÇO DE TUDO” – Um dos filmes queridinhos dos festivais em 2019 –o último ano em que eles aconteceram em todas as suas possibilidades– chegou à plataforma de streaming Mubi. Penúltimo longa do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa (não, ele não é parente de Akira Kurosawa, maior cineasta japonês), ele mostra a jornada de uma apresentadora de TV de um programa sobre viagens até remoto Uzbequistão para a gravação de mais um episódio. E é durante essa viagem que ela percebe como a rotina de estar sempre distante de casa faz mal a seu relacionamento. Além disso, algumas confusões culturais que, longe de reforçarem laços com povos diferentes, fazem com que ela se sinta ainda mais sozinha no mundo e sem saber como continuar sua jornada. O valor da mensalidade do Mubi é de R$ 27,90.

PIERRE CARDIN – Entre as poucas estreias deste início de ano nos cinemas, está “O Império de Pierre Cardin”, documentário que mostra a vida e o talento do estilista, que morreu no final do ano passado. O longa reúne entrevistas com celebridades como Naomi Campbell, Sharon Stone e Alice Cooper, entre outros, e explica como Cardin ajudou a revolucionar a indústria da moda na segunda metade do século 20. Confira a programação dos cinemas da sua cidade, respeite as medidas de segurança e aproveite a tela grande. Assista ao trailer.

“FAZ DE CONTA QUE NY É UMA CIDADE” – Imagina uma série que entrevista uma única pessoa com sete episódios de meia hora cada. As chances de ficar entediado parecem grandes, não é? É exatamente o contrário com “Faz de Conta que NY é uma Cidade”, da Netflix, produção do cineasta Martin Scorsese que coloca todos os holofotes na sua amiga, a escritora e comediante Fran Lebowitz. Aos 70 anos, ela dispara opiniões interessantes, originais e hilárias sobre absolutamente tudo, incluindo Nova York, sua amada e odiada cidade.

O MAIOR JOGADOR DO MUNDO – O novo documentário original da Netflix sobre o rei do futebol, Pelé, já tem data marcada de estreia e um teaser que foi liberado pela plataforma de streaming. A produção, que estreia em 23 de fevereiro, mostra o período em que o único jogador a ganhar três Copas do Mundo passou de um jovem craque a herói nacional. O filme inclui imagens exclusivas de Pelé atualmente e também raras cenas de arquivo, além de entrevistas com lendários ex-companheiros de Santos e da Seleção, como Zagallo, Amarildo e Jairzinho. Veja o teaser aqui.

DOCUMENTÁRIO SOBRE O ENEM – Estreou ontem nos cinemas o documentário “Atravessa a Vida”, de João Jardim, que mostra o universo escolar e adolescente de uma pequena cidade de Sergipe, Simão Dias, com somente 40 mil habitantes. Na produção, os jovens falam sobre os seus sonhos para o futuro e dificuldades que enfrentam nesse período tão difícil e decisivo da vida.  Confira a programação dos cinemas da sua cidade, respeite as medidas de segurança e aproveite a tela grande. Assista ao trailer.

ESCUTE

(NOT) BABY, BABY, BABY – O tempo passa para todo mundo. Até para Justin Bieber. O fenômeno pop canadense parece ter abandonado de vez os hits adolescentes e apostado em temas mais maduros e baladas mais adaptadas a fones de ouvido do que a festas e pistas de dança. Esse novo-velho Bieber deu as caras no álbum “Changes”, lançado no ano passado, e ganhou corpo no novo single do cantor, “Anyone”, disponível desde a semana passada nas principais plataformas de streaming. Para quem só tem a lembrança de “Baby, Baby, Baby” vai encontrar um Bieber praticamente irreconhecível.