Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Atualmente, no Brasil, há mais de 17 milhões de pequenos negócios. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus, 70% deles, passaram a utilizar os serviços da internet.

O estudo feito em todo o Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, aponta a digitalização das atividades como a grande saída para reduzir o impacto nos rendimentos. A cada dez empresas, pelo menos sete já atuam nas redes sociais ou aplicativos para melhorar as vendas.

Em média, 4 em cada 10 empresas inovaram durante a crise. O setor da alimentação foi o que mais se destacou com os serviços de entregas, seguido de artesanato, academias e o segmento de moda. Em maio, 59% das empresas pesquisadas utilizavam meios digitais para vender. Em agosto o número saltou para 67% e em novembro 70%.

Leia Também: Uso de aplicativos e serviços digitais por idosos aumenta durante pandemia

Kennyston Lago é analista da unidade de gestão e estratégia do Sebrae. Para ele, a chegada da pandemia influenciou no processo de entrada das pequenas empresas no mundo digital.

“Se a gente olhar um lado bom para os pequenos negócios, foi que ele forçou uma digitalização de grande parte dessas empresas. Uma digitalização que a gente já pregava que era boa, mas que obviamente existe o esforço, energia e investimento. Obviamente alguns empresários ficavam na zona de conforto, a pandemia nesse sentido tirou muitos empresários da zona de conforto em relação à digitalização”, comenta.

Dona de restaurante em Santos, litoral paulista, Harrianne Barros afirma que depois que o local passou um tempo fechado por causa das restrições, ela teve a ideia de se reinventar e fazer entregas, aproveitando o aplicativo de conversa Whatsapp como canal de vendas.

“Eu trouxe para vida digital o que eu já fazia no meu restaurante, que é tratar o cliente como único e manter o relacionamento com ele. Não me preocupar só com a venda, mas sim com o relacionamento, e está dando certo”, relata.

Assista a matéria sobre o tema que foi ao ar esta terça (19) no Jornal da Tarde.