Notícias

Manaus já recebeu 28 respiradores produzidos por alunos e engenheiros da USP

Governo de São Paulo anunciou o envio de 40 ventiladores pulmonares para a cidade; 12 ainda estão em processo de fabricação


20/01/2021 11h19

Manaus recebeu, na última terça-feira (19), uma remessa de respiradores desenvolvidos por engenheiros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Agora, 28 aparelhos já chegaram aos hospitais.

O Governo do Estado de São Paulo havia anunciado, na semana passada, o envio de 40 unidades, mas os 12 que faltam ainda estão em processo de fabricação.

Leia mais: Fiocruz adia para março entrega das vacinas da Oxford/AstraZeneca com produção nacional

Com a doação, 10 hospitais da capital do Amazonas serão ajudados. A cidade, no momento, passa por recorde de internações, falta de oxigênio e lotação de cemitérios, o que levou à instalações de câmaras frigoríficas para manter os corpos.

O ventilador pulmonar, batizado de Inspire, foi criado pelos engenheiros da Politécnica em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, após cinco meses de trabalho realizado por 200 pessoas. Os respiradores são fabricados no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), levam duas horas para serem feitos e custam R$ 4 mil cada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)