Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Palácio do Planalto
Reprodução/Flickr Palácio do Planalto

O Ministério da Saúde retirou do ar o aplicativo TrateCov nesta quarta-feira (20). A ferramenta lançada inicialmente em Manaus era restrita a profissionais da saúde e indicava o tratamento precoce da Covid-19 com base em medicamentos sem eficácia comprovada para a doença, como a hidroxicloroquina.

O aplicativo foi disponibilizado em 14 de janeiro e tem a função de diagnosticar a doença, através de uma pontuação definida pelos sintomas do paciente. Após isso, o programa sugere o tratamento precoce com o uso de cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina.

Leia Também: Fiocruz adia para março entrega das vacinas da Oxford/AstraZeneca com produção nacional

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto na última segunda (18), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que nunca recomendou cloroquina para o tratamento do novo coronavírus. Segundo ele a pasta recomenda o “atendimento precoce”, que é a procura do paciente por uma unidade se saúde quando sentir algum sintoma da doença, diferente de um “tratamento precoce” à base de outros medicamentos.

No dia do lançamento do aplicativo, o Ministério da Saúde admitiu que tinha planos de disponibilizar a ferramenta em outras regiões do Brasil. 

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério informou que a plataforma TrateCOV foi lançada como um projeto-piloto e não estava funcionando oficialmente, apenas como um simulador. No entanto, o sistema foi invadido e ativado indevidamente, o que provocou a retirada do ar, que será momentânea.