Notícias

Coronavac: Anvisa libera uso emergencial de lote de 4,8 milhões de doses da vacina

Aprovação é referente às doses envasadas no Instituto Butantan, em São Paulo; 6 milhões de doses que vieram prontas da China foram liberadas no último domingo (17) e foram distribuídas entre os estados brasileiros.


22/01/2021 17h02

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade na tarde desta sexta (22) o uso emergencial de novo lote da vacina contra a Covid-19 Coronavac. A liberação é referente às 4,8 milhões de doses envasadas no Brasil. 

Produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, a vacina já foi aprovada para uso emergencial no último domingo (17) e está sendo distribuída entre os estados para aplicação nos grupos prioritários desde o início desta semana. 

O Instituto Butantan solicitou a nova liberação na última segunda (18). O presidente do órgão Dimas Covas, afirmou na ocasião que esperava que o processo fosse mais rápido, visto que a documentação é similar à que já havia sido submetida à análise da Anvisa.

Diferentemente do material já aprovado - que consiste em vacinas que vieram prontas da China -, as 4,8 milhões de doses foram envasadas em São Paulo. De acordo com o Butantan, essa nova solicitação facilita a produção futura da vacina. "Uma vez aprovado, a produção do Butantan será feita de acordo com essa autorização. Não haverá necessidade de todo lote ser requisitado", afirmou Covas.

Outra diferença desse novo pedido é a quantidade de material por embalagem. O novo lote traz a vacina em frascos ampola multidose, com dez doses por recipiente. As vacinas que vieram prontas da China continham o suficiente para uma dose por frasco. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)