Notícias

Coronavac: Anvisa libera uso emergencial de lote de 4,8 milhões de doses da vacina

Aprovação é referente às doses envasadas no Instituto Butantan, em São Paulo; 6 milhões de doses que vieram prontas da China foram liberadas no último domingo (17) e foram distribuídas entre os estados brasileiros.


22/01/2021 17h02

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade na tarde desta sexta (22) o uso emergencial de novo lote da vacina contra a Covid-19 Coronavac. A liberação é referente às 4,8 milhões de doses envasadas no Brasil. 

Produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, a vacina já foi aprovada para uso emergencial no último domingo (17) e está sendo distribuída entre os estados para aplicação nos grupos prioritários desde o início desta semana. 

O Instituto Butantan solicitou a nova liberação na última segunda (18). O presidente do órgão Dimas Covas, afirmou na ocasião que esperava que o processo fosse mais rápido, visto que a documentação é similar à que já havia sido submetida à análise da Anvisa.

Diferentemente do material já aprovado - que consiste em vacinas que vieram prontas da China -, as 4,8 milhões de doses foram envasadas em São Paulo. De acordo com o Butantan, essa nova solicitação facilita a produção futura da vacina. "Uma vez aprovado, a produção do Butantan será feita de acordo com essa autorização. Não haverá necessidade de todo lote ser requisitado", afirmou Covas.

Outra diferença desse novo pedido é a quantidade de material por embalagem. O novo lote traz a vacina em frascos ampola multidose, com dez doses por recipiente. As vacinas que vieram prontas da China continham o suficiente para uma dose por frasco. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças