Notícias

Covid-19: SP disponibiliza 756 novos leitos de UTI e vai reabrir hospital de campanha em Heliópolis

Ação é resposta à piora dos números da Covid-19 no estado; se ritmo de internações se mantiver, gestão prevê sobrecarga do sistema de saúde em 28 dias.


22/01/2021 19h55

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta (22) a abertura de 756 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a reativação do hospital de campanha de Heliópolis, na capital paulista. 

Segundo o governador, João Doria, serão abertos 306 leitos de UTI para Covid-19 e 450 de enfermaria em hospitais do estado de São Paulo. A reabertura do hospital de Heliópolis, que conta com 24 leitos de UTI, está prevista para o dia 25 de fevereiro. "Se possível, Jean Gorinchteyn, abra antes, mas com a segurança de que teremos toda a estrutura pronta e em funcionamento para salvar vidas", disse Doria, dirigindo-se ao secretário estadual de Saúde.

A ação é uma medida de emergência diante da piora dos números da pandemia de Covid-19 no estado: São Paulo registrou aumento de 42% em novos casos e de 39% de óbitos até 21 de janeiro em comparação ao mesmo período de dezembro. O nível de ocupação hospitalar ultrapassa 70%.

O governo também anunciou nesta sexta (22) novas medidas restritivas, como a adoção de protocolos da fase vermelha a partir das 20h em dias úteis e durante todo o dia em fins de semana. De acordo com Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, o objetivo é evitar um colapso do sistema de saúde. Considerando o aumento constante na taxa de ocupação das UTIs paulistas, a gestão projeta que haverá sobrecarga em 28 dias se o estado mantiver o ritmo de contágio.

Assista ao trecho da coletiva de imprensa do Governo de São Paulo:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)