Notícias

"É uma vergonha a covardia desse pessoal": Caio Blinder comenta atuação do partido Republicano no impeachment de Trump

Senado dos EUA votou pela continuidade do processo de impedimento, mas placar apertado indica que ex-presidente mantém apoio no partido mesmo após a invasão ao Capitólio.


27/01/2021 22h55

No Manhattan Connection desta quarta (27), o jornalista Caio Blinder comentou a atuação do partido Republicano no processo do segundo impeachment de Donald Trump.

"Foi mais uma 'sem-vergonhice' do que eu chamo de partido da sedição. Já anteciparam que os republicanos não vão dar o voto pelo impeachment do ex-presidente. Eles não querem discutir o mérito da sedição, que ele incitou a insurreição. Querem discutir tecnicalidades jurídicas, se uma coisa é constitucional ou não", disse o jornalista.

Nesta terça (26), o Senado votou contra um pedido que tornaria inconstitucional o impeachment de Donald Trump. O placar, porém, foi apertado: 55 votos a 45. Apenas cinco de todos os senadores do partido Republicano votaram com os Democratas pela constitucionalidade do pedido. Na prática, isso significa que o processo vai continuar, mas o amplo apoio do partido a Trump indica que o Congresso deve absolver o ex-presidente.

São necessários os votos de dois terços do Congresso (67 parlamentares) para que Donald Trump seja considerado culpado por incitar a invasão do Capitólio em 6 de janeiro.

"É uma pouca vergonha. Vamos lembrar o seguinte: as Suas Excelências têm na sala de tribunal deles a cena do crime: o Capitólio que foi invadido. É uma vergonha a covardia desse pessoal", continua Blinder. Em debate com Lucas Mendes sobre o assunto, ele dispara: "Você acha que esses republicanos não vão livrar a cara do ex-presidente?"

Assista ao trecho:

 

O Manhattan Connection vai ao ar às quartas, às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook. A atração será reprisada aos domingos, às 23h.

Assista à íntegra do programa desta quarta-feira, que também recebeu o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e a economista Zeina Latif:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)