Notícias

Nove crianças Yanomami morrem após apresentarem sintomas de Covid-19, aponta ofício da Condisi-YY

O documento do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna solicita o envio de profissionais da saúde para a região.


28/01/2021 11h38

Nove crianças da comunidade indígena Yanomami, em Roraima, morreram após apresentarem sintomas de Covid-19, aponta um ofício do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY). O documento, que foi assinado pelo presidente Júnior Hekurari Yanomami, solicita o envio de profissionais da saúde para a região.

Hekurari afirmou que quatro mortes foram registradas na comunidade Waphuta e as outras cinco ocorreram na região do Surucucu, ao norte de Roraima. Também foi dito pelo presidente que os postos de saúde da região estão fechados.

Leia mais: Rio de Janeiro anuncia início de vacinação em idosos no geral em fevereiro

O Ministério da Saúde alegou ter recebido o comunicado das mortes e que, junto ao Distrito Sanitário Especial (Dsei), está verificando a veracidade dos fatos. Equipes do Dsei foram ao local, mas até o momento não houve confirmação de que a causa das mortes foi a Covid-19.

A Yanomami é a maior terra indígena do Brasil e foi a que mais viu o novo coronavírus se espalhar. Segundo o relatório de uma rede de pesquisadores e líderes indígenas, ele avançou 250% nos últimos três meses. De acordo com o presidente da Condisi-YY, as crianças tinham de um a cinco anos de idade e faleceram todas em janeiro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)