Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Reino Unido tornou-se nesta quarta-feira (17) o primeiro país a aprovar a realização de testes clínicos em que pessoas saudáveis são infectadas deliberadamente com o vírus causador da Covid-19. O estudo, conhecido como “desafio humano”, terá início nas próximas semanas e contará com a participação de cerca de 90 voluntários com idade entre 18 e 30 anos.

Segundo o Ministério de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do país, a princípio, os jovens serão expostos de maneira segura e controlada à versão inicial do vírus, que circula no país desde março de 2020. O intuito desta primeira fase da pesquisa é definir a menor quantidade do agente patogênico necessária para infectar um indivíduo.

Em uma etapa posterior, ainda sem data prevista, vacinas consideradas seguras serão aplicadas em uma pequena parcela dos voluntários. Desta vez, o objetivo será analisar a reação imunológica e, a partir dos resultados, identificar os imunizantes mais eficazes e acelerar sua produção.

Leia também: Média de casos de Covid-19 no Brasil tem queda de 6% na última semana; mortes subiram 1%

Para participarem da pesquisa, os jovens receberão uma recompensa de 4.500 libras (cerca de 33.750 reais).

O estudo de “desafio humano” é inédito para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, mas não para a produção de imunizantes e tratamentos contra outras doenças. As vacinas da malária, da gripe e dos resfriados comuns, por exemplo, já são geradas a partir de testes em que indivíduos são expostos a agentes infecciosos.