Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o percentual de mortes pelo coronavírus em pacientes com menos de 60 anos aumentou. Mesmo sendo um aumento pequeno, os especialistas afirmam que é um sinal de alerta. Na média, 1 a cada 4 mortos pela doença no país tem 60 anos ou menos.

Os dados mostram que a taxa de mortalidade pelo coronavírus em pessoas com menos de 60 anos caia mês a mês. Em abril de 2020, início da pandemia, a taxa de mortalidade em pacientes desse perfil era de 32%. Já em novembro, essa taxa caiu para 23,1%.

Depois das festas de fim de ano, pela primeira vez, a proporção cresceu. A taxa de mortes em pessoas com menos de 60 anos foi de 24,9% em janeiro. Os lugares que apresentaram os maiores índices de crescimento foram aqueles onde houve aumento de casos e ocupação de leitos hospitalares.

O estado que alavancou esse aumento foi Amazonas. Durante o primeiro mês do ano, 40,4% dos mortos tinham menos de 60 anos. Esse foi justamente o período que o sistema de saúde entrou em colapso. Teve falta de oxigênio em hospitais e filas para UTIs.

Leia também: Curitiba interrompe vacinação da 1ª dose por falta de imunizante

Além dos problemas no sistema de saúde, outra razão para o aumento dos casos e das mortes no Amazonas é a nova variante da doença. Os cientistas acreditam que essa cepa tem maior potencial de contaminação, o que pode levar o aumento de número de casos e internações. Mas não há indícios de que essa cepa afete a população mais jovem de maneira mais grave.

Outros dados de mortalidade

A faixa etária que mais sofre com a Covid-19 é a de maiores de 70 anos. Eles são 7,5% da população, mas representam 50,7% das mortes pela doença.

A população com menos de 60 anos representa 85% da população e possui uma taxa de mortalidade pelo coronavírus de 25,6%.