O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o escritor francês Édouard Louis.
Durante o programa, o autor fala sobre sua homossexualidade e analisa como sua orientação sexual e o machismo foram obstáculos para uma boa relação com seu pai.
“Posso dizer que, assim que nasci (...) estilhacei os sonhos do meu pai. Destruí todos os seus sonhos. Meu pai sonhava em ter um filho másculo, durão, que jogasse futebol, que gostasse de mulher. Eu era um rapazinho gay, efeminado, que desejava outros rapazes”, declara.
De acordo com Louis, que se afastou da família e de colegas de infância por causa da homofobia, por mais que a violência enfrentada por ele naquele momento tenha sido desgastante, ela também o “salvou”.
“No fim, o que tento entender é o modo como essa violência me salvou, porque ela não me deixou outra escolha senão ir embora”, conta.
Participaram da bancada de entrevistadores Gabriela Mayer, apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo; a jornalista e tradutora Marina Della Valle; Pedro Pacífico, advogado e produtor de conteúdo literário; a jornalista e pesquisadora Paula Jacob; e Roberta Martinelli, apresentadora da TV Cultura e da Rádio Eldorado.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, X, Tik Tok e Facebook.
REDES SOCIAIS