Contágio da Covid-19 por superfícies é raro; especialistas pedem foco em máscaras e distanciamento
Edital na Revista Nature destaca o uso de máscara de proteção e o distanciamento social como formas mais eficazes de combate à doença
23/02/2021 14h23
Um editorial publicado este mês pela revista científica Nature, uma das mais conceituadas no mundo, questiona a eficácia do hábito de higienizar as superfícies como forma de combate e prevenção ao coronavírus.
Leia também: Pesquisa brasileira comprova presença do vírus SARS-CoV-2 em partículas de ar
Segundo a revista, o vírus pode sim permanecer em superfícies como maçanetas, por exemplo, mas não é a principal e mais grave fonte de contaminação. As precauções mais eficazes ainda são manter o distanciamento social, evitar contato físico, usar a máscara de proteção e lavar as mãos.
Para o infectologista Carlos Magno Fortaleza, "em algumas situações, como academias, onde as pessoas estão fazendo exercícios, como bares, onde as pessoas ficam muito tempo falando alto e sem máscara, você pode ter uma grande transmissão aérea mesmo que as superfícies estejam corretamente descontaminadas".
Na publicação, a Nature ainda recomenda que a Organização Mundial de Saúde mude a orientação sobre o tema para não confundir a população.
Confira o editoral completo:
Confira matéria completa no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS