Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Um rapaz de 18 anos foi preso, na última segunda-feira (22), suspeito de assassinar uma jovem. Ingrid Bueno, de 19 anos, teria ido até a casa dele para jogar videogame quando foi surpreendida. Eles teriam se conhecido pela internet.

O crime aconteceu em Pirituba, Zona Norte de São Paulo. De acordo com a polícia, Ingrid foi encontrada com múltiplas facadas pelo corpo. A morte foi confirmada logo após pela equipe de resgate.

Depois de esfaquear a mulher, o jovem fugiu do local e chegou a entrar em contato com familiares. Ele disse que planejava tirar a própria vida. Persuadido pelo irmão, o rapaz se entregou ao 87º DP, onde o caso foi registrado como homicídio qualificado.

Leia Também: Mãe de mulher trans morta por omissão de socorro autoriza a doação de órgãos da filha

Segundo a polícia, depois que confessou o assassinato, o criminoso declarou que elaborou todo o ato ao escrever um livro em que estavam contidos os objetivos que o motivaram a matar Ingrid. A Polícia Civil anexou uma cópia do material ao inquérito.

Vídeo pós crime

O autor do crime teria postado um vídeo no grupo de Whatsapp da comunidade gamer da qual fazia parte em que aparecia ao lado do corpo da vítima e proferia um discurso de ódio contra cristãos.

A Gamers Elite, grupo que o rapaz fazia parte, lançou uma nota declarando que a relação com o player sempre foi de “interação virtual” e que tomou todas as medidas necessárias após o ocorrido, como o fornecimento de informações para as autoridades e a solicitação de que o vídeo não fosse compartilhado.

Ingrid Bueno era conhecida como “Sol” pela comunidade gamer. Ela jogava Call of Duty: Mobile pela equipe FBI E-Sports.

O site da Cultura entrou em contato com Richard Gantus Encinas, Promotor de Justiça / Coordenador do CyberGaeco do Núcleo especializado em delitos cibernéticos, que listou doze maneiras de se precaver em caso de encontros com pessoas conhecidas apenas da internet. São elas:

1) Coloque o nome ou o apelido do pretendente em SERVIÇOS de busca, tais como o Google, Yahoo e afins;
2) Verifique a consistência das informações prestadas pelo pretendente. É possível fazer essa pesquisa nas redes sociais mais conhecidas;
3) Desconfie de perfis sem fotos;
4) O primeiro encontro sempre deve ser em um local público;
5) Contas recentes em redes sociais merecem maior atenção;


Aos pais e responsáveis:
1) Privacidade exige responsabilidade;
2) Verifique constantemente as redes sociais e aparelhos eletrônicos;
3) Saiba com quem seu filho conversa;
4) Crianças e adolescentes não possuem discernimento suficiente para saber ou decidir quando estão em risco, por isso, mantenha-se vigilante;
5) Fotos colhidas pela internet são facilmente detectadas por softwares. Verifique se não é o caso do pretendente;
6) Mistério só é bom em livros de romance, se o mistério for muito, desconfie;
7) Na internet nada é o que parece. Na dúvida, desconfie
.