Notícias

Rosa Weber determina que governo federal reative leitos de UTI para Covid-19 em SP, Maranhão e Bahia

Desde janeiro, governo federal reduziu o número de leitos em hospitais públicos. Devido ao aumento de internações, estados fizeram pedido para STF


28/02/2021 16h30

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (28), que o governo federal reative leitos de UTI voltadas para tratamento de Covid-19 em São Paulo, Maranhão e Bahia. Os estados tinham feito esse pedido devido o aumento das internações nas últimas semanas. A decisão é liminar e ainda pode ser revista.

Desde janeiro, o governo federal desativou leitos de UTI que mantinha nos estados. Isso aconteceu devido a corte de orçamentos na virada do ano. Weber ordenou que a União volte a financiar a mesma quantidade de leitos que financiava em dezembro de 2020.

Leia também: "A Saúde do Brasil sempre teve problemas", posta Bolsonaro em crítica ao lockdown

São Paulo tinha 3.822 leitos na rede estadual mantidos pela União em dezembro e caiu para 564 em fevereiro. No Maranhão, o estado apontou que União desativou os 216 leitos que mantinha no estado em dezembro. A Bahia também argumentou que teve leitos fechados e pediu a reabertura de 462.

Em sua decisão, Weber escreveu que não é “cientificamente defensável” diminuir a quantidade de leitos num momento de alta nos casos de coronavírus.

“Portanto, é de se exigir do governo federal que suas ações sejam respaldadas por critérios técnicos e científicos, e que sejam implantadas, as políticas públicas, a partir de atos administrativos lógicos e coerentes”, disse Weber.

O Brasil passa pelo pior momento da pandemia. Na última semana, o país ultrapassou a marca de 250 mil mortes e registrou a pior média móvel de mortes desde março de 2020, 1.180.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)