Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Agência Espacial Indiana lançou no último domingo (28) o satélite Amazônia-1, o primeiro completamente desenvolvido e produzido pelo Brasil.

O lançamento ocorreu às 10h24 no horário local, a partir do centro espacial Satish Dhawan em Sriharikota, localizado no estado de Andhra Pradesh, ao sul da Índia.


O foguete partiu transportando junto com o Amazônia-1 outros 13 satélites dos Estados Unidos e cinco satélites indianos. Em apenas 17 minutos após o lançamento, o satélite alcançou seu destino, a 752 quilômetros de altitude da Terra. Então, o Amazônia-1 abriu o painel solar e realizou o ajuste da câmara.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, que acompanhou o lançamento da base indiana, disse que este momento representa o ápice do esforço feito por tantas pessoas e que esse satélite tem uma missão muito importante para o Brasil.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira, o Amazônia-1 é um satélite óptico de observação da Terra, que fornecerá dados de sensoreamento remoto para monitorar o desmatamento na região amazônica, além disso, fará uma análise da agricultura em todo o território brasileiro. As primeiras imagens do Amazônia-1 devem ser produzidas em cinco dias.

Confira o lançamento do foguete postado pela Agência Espacial Indiana nas redes sociais: