A Agência Espacial Indiana lançou no último domingo (28) o satélite Amazônia-1, o primeiro completamente desenvolvido e produzido pelo Brasil.
O lançamento ocorreu às 10h24 no horário local, a partir do centro espacial Satish Dhawan em Sriharikota, localizado no estado de Andhra Pradesh, ao sul da Índia.
Lançado com sucesso o Amazonia 1, primeiro satélite nacional de observação da Terrahttps://t.co/kJSxsdO9P4#INPE #MCTI #amazonia1 pic.twitter.com/UnnDtnZYmz
— INPE (@inpe_mct) February 28, 2021
O foguete partiu transportando junto com o Amazônia-1 outros 13 satélites dos Estados Unidos e cinco satélites indianos. Em apenas 17 minutos após o lançamento, o satélite alcançou seu destino, a 752 quilômetros de altitude da Terra. Então, o Amazônia-1 abriu o painel solar e realizou o ajuste da câmara.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, que acompanhou o lançamento da base indiana, disse que este momento representa o ápice do esforço feito por tantas pessoas e que esse satélite tem uma missão muito importante para o Brasil.
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira, o Amazônia-1 é um satélite óptico de observação da Terra, que fornecerá dados de sensoreamento remoto para monitorar o desmatamento na região amazônica, além disso, fará uma análise da agricultura em todo o território brasileiro. As primeiras imagens do Amazônia-1 devem ser produzidas em cinco dias.
Confira o lançamento do foguete postado pela Agência Espacial Indiana nas redes sociais:
Primary satellite #Amazonia1 successfully separated from #PSLVC51. Join us again at 1210 hrs IST for witnessing the separation of co-passenger satellites
— ISRO (@isro) February 28, 2021
ISRO Website : https://t.co/bwLKodEjCL
Youtube: https://t.co/XlVvZaENl5
Facebook: https://t.co/MYy1DZUA7e
REDES SOCIAIS