Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher na próxima segunda-feira (8), o site da TV Cultura fez uma lista com 11 mulheres que revolucionaram a saúde mundial. De alguma forma, elas foram fundamentais para o desenvolvimento de alguns feitos na área, como descoberta do HIV, do coronavírus humano e assim por diante.

A luta por espaço, respeito e direitos iguais não é de hoje, mas a cada dia as mulheres mostram que são tão capazes quanto os homens e se tornam reconhecidas em setores essenciais da sociedade. 

Conheça a seguir as mulheres que fizeram história na saúde:

Rita Lobato Velho Lopes

Foi a primeira médica brasileira a defender a tese “Paralelo entre os métodos preconizados na operação cesariana” em 1887.

Reprodução/Wikipedia

Letitia Mumford Geer

A inventora da seringa. Em 1889, a enfermeira norte-americana registrou o dispositivo utilizado diariamente nas unidades de saúde de qualquer lugar do mundo.

Reprodução/Wikipedia

June Almeida

Nasceu em 1930 em Glasgow, na Escócia. Ela foi a cientista que identificou o primeiro coronavírus nos anos 60. 

Reprodução/Wikipedia

Gerty Cori

Nascida na República Tcheca, a bioquímica foi radicada nos Estados Unidos e se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Medicina, em 1947, por conta dos seus estudos e descobertas que ampliaram o conhecimento sobre diabetes.

Getty Images

Gertrude Elion

Foi uma bioquímica estadunidense que contribuiu com o desenvolvimento de medicamentos importantes, como tratamento da leucemia e prevenção da rejeição do transplante renal. Durante sua carreira, ela desenvolveu 45 patentes e em 1988 ganhou o Prêmio Nobel de Medicina.

Reprodução/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia também: #8M: Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, TV Cultura exibe documentário “Como ela faz?”

Nise da Silveira

Foi uma psiquiatra brasileira, reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento mental no Brasil. Nise foi membro fundadora da Sociedade Internacional de Expressão Psicopatológica, cuja sede fica em Paris. Em 2016, foi lançado um filme baseado em sua história protagonizado por Glória Pires, "Nise: O Coração da Loucura."

Reprodução/Museu de Imagens do Inconsciente

Ivone Lara

A cantora e compositora brasileira também era assistente social e dedicou boa parte de sua vida à saúde pública. Ivone trabalhou 30 anos no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro. Especializada em terapia ocupacional, foi assistente de Nise da Silveira e revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil ao aplicar a musicoterapia nos internos.

Getty Images

Zilda Arns Neumann

Fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira que ajudou a criar o movimento que reduziu drasticamente a mortalidade infantil no Brasil. Além disso, foi uma das profissionais que ajudou a propagar o uso do soro caseiro no país.

Reprodução/Centro Cultural Ministério da Saúde

Françoise Barré-Sinoussi

É uma virologista francesa, de 73 anos, que descobriu a existência do vírus HIV. Em 2008, foi reconhecida com o Prêmio Nobel de Medicina.

Reprodução/Instagram Nobel Prize

Margareth Chan

A médica chinesa, de 73 anos, é a ex-diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela liderou a agência especializada em saúde por 11 anos, inclusive estava no comando durante a epidemia do vírus Ebola que infectou mais de 23 mil pessoas em todo o mundo.

Getty Images

Adriana Melo

É uma médica obstetra paraibana, especialista em saúde materno-infantil. Ela foi a primeira médica a apresentar provas da relação entre o vírus da Zika e a microcefalia.

Reprodução/Instagram