Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Governo de São Paulo
Divulgação/Governo de São Paulo

O Instituto Butantan solicitou autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para testar em humanos um soro contra a Covid-19 desenvolvido por cientistas da instituição. A informação foi dada na coletiva de imprensa do governo de São Paulo desta sexta (5).

De acordo com o governador paulista, João Doria, o pedido de autorização já foi protocolado e a expectativa é que a Anvisa autorize os testes na próxima semana. "Não há razão para protelar a autorização para o início destes testes, já que todas as informações necessárias foram providas pelo Instituto Butantan para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária", afirmou o governador. 

Caso a eficácia do soro seja comprovada, o produto poderá ser usado para o tratamento de pacientes com Covid-19 sintomáticos. De acordo com o Butantan, a substância foi elaborada em parceira com o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) a partir de um vírus inativado por radiação que foi aplicado em cavalos. Os animais, então, produzem anticorpos do tipo IgG, que são extraídos e purificados. 

O soro já se mostrou seguro em testes pré-clínicos, além de apresentar bons resultados de neutralização de células nos estudos com feitos em animais. O Butantan já dispõe de 3 mil ampolas prontas da substância e mais 3 mil para envase.

Assista ao trecho da coletiva de imprensa: