O atual presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecem tecnicamente empatados em pesquisa realizada pelo Ipespe a pedido da XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (12).
Na simulação estimulada (quando o pesquisado escolhe um nome em uma lista de possíveis candidatos) para o primeiro turno da eleição presidencial que ocorrerá em outubro de 2022, Bolsonaro aparece com 27% das intenções de voto. Logo atrás dele, em situação de empate técnico, Lula tem 25%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos.
Há um bloco de três candidatos que também aparecem em situação de empate técnico: o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 10% das intenções; o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%; e o apresentador de televisão Luciano Huck (sem partido), com 6%.
Outros nomes, como o ex-candidato à Presidência em 2018 João Amoêdo (Novo), o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo e líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) Guilherme Boulos e Luiz Henrique Mandetta, o ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro, somam 10%. Votos em branco e nulo somados chegam a 13%.
Quando é feita a simulação do segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o empate técnico volta a aparecer. Nessa situação, o atual presidente recebe 41% das intenções de voto. O petista marca 40%. Brancos, nulos e pesquisados que não responderam ao questionamento somam 19%.
A pesquisa ouviu por telefone 800 eleitores brasileiros entre os dias 9 e 11 de março.
REDES SOCIAIS