Os Estados Unidos já registram o maior número de imigrantes vindos pela fronteira sul, no México, dos últimos 20 anos. Na última terça-feira (16), cerca de 9,2 mil crianças e adolescentes desacompanhados estavam sob custódia em abrigos do governo americano.
Leia também: EUA: Tiroteios ocorrem em três spas de Atlanta e deixam oito mortos
Muitos imigrantes adultos são rejeitados sob uma ordem de saúde pública emitida no início do surto de Covid-19. Mas o governo Biden, revertendo uma decisão de Trump, decidiu permitir que adolescentes e crianças desacompanhados entrem no país para solicitar a residência legal, seja por meio de asilo ou por algum outro motivo.
Em fevereiro, cerca de 100 mil pessoas foram detidas na fronteira sul dos Estados Unidos, entre elas mais de 9 mil menores não acompanhados. Segundo as autoridades, este número representa um aumento de 28% em relação a janeiro.
No longo prazo, Biden tenta estabelecer programas que permitam aos imigrantes centro-americanos solicitarem de seus países de origem o status de refugiados nos Estados Unidos. O presidente também prometeu 4 bilhões de dólares em ajuda a países da América Central para que lidem com os fatores que impulsionam a migração, como pobreza e criminalidade.
REDES SOCIAIS