Notícias

Veterinária sofre ataques racistas durante palestra virtual para grupo de estudos da Unesp

Autores usaram o microfone para colocar sons de macacos. Médica vai fazer Boletim de Ocorrência por racismo


21/03/2021 13h52

Na última quinta-feira (18), uma médica veterinária especialista em animais exóticos relatou ter sofrido ataques racistas durante uma palestra virtual para um grupo de estudos na Unesp Botucatu (SP). Durante a explanação, uma pessoa que abriu o microfone e colocou sons de macacos.

Talita Santos, em entrevista ao G1, afirmou que o evento virtual era aberto para o público e qualquer pessoa poderia entrar na sala virtual. Ela também alegou que foram exibidas imagens de primatas e do presidente durante a palestra, mas não viu, pois estava com a tela aberta nos conteúdos que ensinava.

Leia também: Confederação Israelita do Brasil prepara notícia-crime contra Roberto Jefferson por post antissemita

Diante da situação, a Unesp emitiu uma nota de repúdio contra as atitudes dos invasores e disse que iniciou apuração para identificar os responsáveis pelos atos criminosos e tomará todas as providências cabíveis.

“A Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia se solidariza com a palestrante ofendida e os participantes agredidos durante essas lamentáveis ocorrências e informa que seguirá colhendo informações que possam embasar providências concretas em relação a tais delitos, além de medidas que previnam ações dessa natureza”.

Leia a nota da Unesp na íntegra

Quem também prestou apoio a Talita foi a Afrovet, rede de graduandos e médicos veterinários negros. Em uma publicação nas redes sociais, a instituição repudiou as ofensas e lembrou que racismo é um crime gravíssimo e deve haver uma punição aos agressores.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)