Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo deve discutir na próxima segunda-feira (29) se aceita a decisão do Conselho de Ética que afastou por três meses o deputado Fernando Cury (Cidadania).

Cury foi flagrado, em dezembro de 2020, apalpando a também deputada Isa Penna (PSOL). A punição determinada pelo Conselho consiste em uma suspensão de 119 dias. Agora, eleitoras lançaram a campanha 'Por Uma Punição Exemplar', visando pressionar os parlamentares a cassar o mandato de Fernando Cury.

O movimento já conta com 14.500 assinaturas. Mais de um milhão de e-mails foram enviados aos deputados. Além da cassação de Cury, a conscientização de que ações como essas não terão mais espaço e a construção de um ambiente civilizado entre homens e mulheres são algumas das demandas da campanha.

"Quando apareceu o vídeo, houve uma mobilização muito grande da sociedade. A coisa foi esfriando, foi para o Conselho de Ética e aconteceu isso, uma pena branda. Quando a gente viu isso, falamos: 'Não é possível'", esclarece a escritora Beatriz Bracher, que está à frente da 'Por Uma Punição Exemplar'. Ela reitera que a situação afeta uma grande quantidade de mulheres em todo o país: "Os homens não se dão conta de como isso é humilhante, acham que 'homem é assim mesmo'. Mas os homens não precisam ser assim, eles não são animais. A mulher é um ser humano que tem que ser respeitado".

"O que aconteceu com a Isa não é uma exceção. O que aconteceu com a Isa é a regra. A raridade está no fato de que a importunação sexual foi filmada, registrada", pontua Mais Diniz, coordenadora do movimento 'Vote Nelas'.

Leia também: TJSP devolve valores investidos por Marisa Letícia em triplex no Guarujá

A defesa de Fernando Cury diz que ele não teve a intenção de desrespeitar a colega do PSOL ou assediá-la, e chamou o gesto de 'leve e rápido abraço'. De acordo com a Lei de Importunação Sexual, passar a mão no corpo alheio sem permissão é crime com pena de um a cinco anos de prisão.

Em entrevista ao Jornal da Tarde, Isa Penna relembra outras violências às quais já foi submetida na Casa. "Eu tinha oito dias de Câmara Municipal e um deputado me chamou de 'vagabunda', 'terrorista', e [disse] para eu não me surpreender se eu apanhasse na rua", conta.

Ela também aponta que é alvo de críticas de colegas por vídeos que posta nas redes sociais em que aparece dançando. "Posto como uma forma de reafirmar a liberdade do corpo da mulher. Continuarei postando", diz.

Assista a reportagem:

Confira a entrevista com Beatriz Bracher: