Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Durante uma transmissão ao vivo no Instagram da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre direitos dos animais, a apresentadora Xuxa defendeu que remédios e cosméticos sejam testados em prisioneiros ao invés de animais. A declaração aconteceu na noite da última sexta-feira (26) e gerou uma enorme repercussão nas redes sociais.

“Na minha opinião, existem muitas pessoas que fizeram muitas, muitas coisas erradas e estão aí pagando pelos seus erros num ad eternum, para sempre em prisões. Poderiam ajudar nesses casos”, afirmou Xuxa.

Leia também: "A autocrítica do jornalista é muito mais terrível e cruel", afirma Pedro Bial

A apresentadora defendeu que prisioneiros com condenações longas poderiam ajudar a população dessa maneira. Segundo ela, eles seriam um público alvo para provar remédios e vacinas em período teste.

“Aí vai vir um pessoal dos Direitos Humanos e dizer que 'não, eles não podem ser usados'. Mas acho que se são pessoas que está provado que irão passar sessenta anos na cadeia, cinquenta anos na cadeia e que irão morrer lá, acho que poderiam usar ao menos um pouco da vidas delas para ajudar outras pessoas”.

Para concluir a sua fala, ela diz: “já que vai morrer na cadeia, que pelo menos sirvam para ajudar em alguma coisa”.

Repercussão nas redes socias

Após a declaração na transmissão, Xuxa sofreu uma enxurrada de críticas. Pessoas de diversas esferas criticaram o posicionamento da apresentadora.

Pedido de desculpas de Xuxa

Também pelas redes sociais, ela fez um pedido de desculpas pela declaração na transmissão ao vivo da Alerj na madrugada deste sábado (27).

"Eu estou aqui pedindo desculpas para todos vocês. Eu, que não usei as palavras corretas. Pensei uma coisa, pensei em muitas coisas?. Quis falar sobre muitos assuntos, e não fugir do assunto principal, que era dos animais, dos maus-tratos e de pessoas que fazem muitas coisas maltratando vidas. E também julguei, também maltratei", alegou a apresentadora.

Muitos internautas acusaram Xuxa de racismo, pois a maioria da população carcerário do país é negra. Ela também falou sobre isso em seu pedido de desculpas e disse que esse assunto não passou pela cabeça dela durante a fala.

Para finalizar, ela admite que se expressou mal sobre o assunto e criticou o sistema judiciário e carcerário do país, alegando muitas falhas.