Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

Nesta segunda-feira (29), a apresentadora Vera Magalhães recebeu Edu Lyra, criador da ONG Gerando Falcões, no Roda Viva.

O economista Teco Medina perguntou como a classe média alta poderia ajudar mais na questão da filantropia e na ajuda em comunidades. O convidado fez questão de ressaltar que há muitas pessoas ricas que ajudam muito, mas é necessário aumentar e o dinheiro sair de mais bolsos.

“A mudança do Brasil não pode depender de dez bolsos. Apenas de famílias que doam muito. Tem que ter mais gente. Os que podem doar mais, doando mais. Porque tem uma elite muito engajada no país. Agora tem uma outra elite, temos que reconhecer, está escondida. Ninguém sabe onde está. Está em Miami? Ninguém acessa”, analisou Lyra.

Leia também: Filho de presidiário, Edu Lyra criou ONG incentivado pela mãe para sair da favela

Devido a esse distanciamento, segundo o empreendedor, vai se construindo diversas bolhas e as comunidades não se conversam, gerando um aumento do preconceito. E Lyra mostrou qual o caminho para gerar uma mudança: “derrubar muros e construir pontes”.

Assista também: Programa com Preto Zezé, presidente global da CUFA (Central Única de Favelas)

Para mostrar seu ponto de vista, ele contou a história de quando levou grandes investidores na favela: “Já levamos família Diniz e Lema para a favela. Ele me levou para fazer um curso em Harvard, e eu levei umas quatro vezes para comer a comida da minha mãe. Essa troca, de juntar as pessoas, para mostrar como é a vida real, é o que sensibiliza e causar uma transformação”.

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Érica Fraga (repórter especial da Folha de S.Paulo), Jeferson Delgado (colaborador do UOL Tab e criador e apresentador do canal Favela Business), Angelica Mari (jornalista e colunista da Forbes Brasil), Nina Silva (CEO do Movimento Black Money) e Teco Medina (economista e colunista da CBN).

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.