Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Google anunciou nesta terça-feira (30) novidades que o Maps, serviço de mapas da empresa, deve ganhar até o final do ano.

São atualizações como previsão do tempo integrada, modo de direção com assistente de voz, rotas que gastam menos combustível e realidade aumentada para mostrar direções em ambientes internos como shoppings, estações e aeroportos.

Previsão do tempo

Agora os mapas do Google mostram a previsão do tempo e a qualidade do ar. Assim, ao colocar o endereço desejado, a pessoa poderá ver como estará o clima nas próximas horas na região e "a nova camada de qualidade do ar mostra como o ar é saudável (ou insalubre) - informações que são especialmente úteis se você tem alergias ou está em uma área com fumaça ou risco de incêndio", afirma a empresa em nota.

Segundo o Google, essa atualização do tempo chegará globalmente nos próximos meses, já a camada de qualidade do ar será lançada primeiro na Austrália, Índia e EUA.



Rotas sustentáveis

Os mapas mostrarão rotas mais sustentáveis, que otimizam o consumo de combustível com base em fatores como inclinação da estrada e congestionamento de tráfego.

O Google Maps também trabalha em alertas para ajudar os motoristas a entender quando estão navegando por zonas de baixa emissão - áreas que restringem veículos poluentes, como acontece em Amsterdã e Jacarta. O usuário saberá rapidamente se seu veículo é permitido na área. Essa atualização será lançada em junho na Alemanha, Holanda, França, Espanha e Reino Unido.

Leia também: Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica pedem demissão

Facilidade em uma única tela

O Google Maps mostra rotas e estimativa de tempo de chegada para diferentes modais como carro, transporte público ou bicicleta. Nos próximos meses, a tela de rotas vai ser reformulada para exibir todos os modais em lista e em uma única tela.

A companhia afirma que vai mostrar as opções de acordo com os modos preferidos de cada usuário e priorizar modais que sejam populares em determinadas cidades para aparecerem no topo.

Assistente integrada

O assistente virtual do Google será integrado ao Maps em 13 novos países, incluindo o Brasil, nos próximos meses. O recurso permite fazer e receber ligações, mandar mensagens e dar play em músicas a partir de comandos de voz, sem sair da tela de navegação. 

Direções em ambientes fechados

O Google Maps já possui um recurso de realidade aumentada que mostra as direções através da câmera do celular. A opção funciona em cidades em que o Street View está disponível. A novidade é que a empresa planeja oferecer esse recurso em alguns ambientes fechados, como shoppings e aeroportos.

Chamada "Live View", a novidade está disponível somente em alguns estabelecimentos dos EUA. Nos próximos meses deverá chegar a cidades como Zurique, na Suíça, e Tóquio, no Japão.

"Se você estiver pegando um avião ou trem, o Live View pode ajudá-lo a encontrar o elevador e escadas rolantes mais próximos, seu portão, plataforma, retirada de bagagem, balcões de check-in, bilheteria, banheiros, caixas eletrônicos e muito mais. As setas e as instruções que as acompanham indicarão o caminho certo", comenta a empresa.

Delivery ou retirada

Estabelecimentos comerciais vão poder incluir no Google Maps detalhes sobre o funcionamento como horários de delivery, taxas e pedidos mínimos. Por enquanto, a opção só está disponível nos Estados Unidos e não há previsão de chegada a outros países.