Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Em meio a busca dos países por vacinas contra a Covid-19, surge o debate sobre a liberação de patente por parte das empresas desenvolvedoras. Na Índia, uma das maiores produtoras de insumos do mundo, a produção local esperada é de 1 bilhão de doses até o fim do ano.

Nem todos os desenvolvedores de vacinas cederam as licenças, ato que permitiria uma produção muito mais rápida. Porém, alguns especialistas não concordam com a quebra de patentes.

De acordo com a especialista em logística humanitária Maria Besiou, a suspensão do patenteamento dos imunizantes pode trazer consequências ruins no futuro, tendo em vista que investidores podem mudar suas políticas e não investir mais em pesquisa e desenvolvimento.

Leia Também: Fiocruz prevê entrega de 2,4 milhões de doses da vacina nesta semana

“Em longo prazo, talvez seja melhor para os países comprarem coletivamente os direitos das patentes”, comenta a especialista.

Maria afirma que se não nos concentrarmos na vacinação global, as mutações vão chegar.

Assista à matéria da Deutsche Welle sobre a quebra de patente das vacinas.