Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Paulo Schueler/Agência Fiocruz
Paulo Schueler/Agência Fiocruz

A Fiocruz (Fundação Oswaldo cruz) divulgou na última terça-feira (6), que as duas linhas de produção da vacina contra o coronavírus feitas no Bio-Manguinhos (Instituto de Biotecnologia em Imunobiológicos), fabricam mais de 900 mil doses por dia. Sendo assim, cerca de 5 a 6 milhões de doses devem sair por semana do Instituto, vinculado ao laboratório. 

Segundo nota divulgada, a Fundação prevê a entrega de 18,4 milhões de doses da vacina contr a Covid-19 até o dia 2 de maio. "Com as 8,1 milhões de doses já entregues em 2 de abril ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (4 milhões de doses importadas da Índia e 4,1 milhões produzidas internamente), a instituição alcançará a marca de 26,5 milhões de vacinas no início de maio", aponta o texto. O Bio-Manguinhos produz a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, junto com o laboratório AstraZeneca.

A próxima meta é atingir 1,2 milhões de doses fabricadas diariamente. Apesar do ritmo acelerado, todas as doses precisam passar por um controle de qualidade, que dura 20 dias. Cerca de 11 milhões de doses estão neste processo atualmente, para garantir que os imunizantes sejam seguros e eficazes para aplicação na população. 

Leia também: Fiocruz recebe IFA para produzir mais 5,3 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

De acordo com a Fiocruz, a entrega de imunizantes estabelecida em cronograma semanal pelo governo pode reduzir ou aumentar, devido ao processo de controle de qualidade.

Por exemplo, nesta semana, dos dias 5 a 10 de abril, o cronograma original previa a entrega de 3,2 milhões de doses, mas o Bio-Manguinhos/Fiocruz entregará 2 milhões. "As doses que deixarão de ser entregues estão em análise e deverão ser encaminhadas ao PNI nas próximas semanas", de acordo com a nota publicada.

A Fundação ainda pontua que o calendário feito junto ao Ministério da Saúde segue o esquema semanal e está "sujeito à logística de distribuição definido pela pasta", além do tempo estimado para o controle de qualidade. Ainda é afirmado que o Bio-Manguinhos/Fiocruz "não está enfrentando qualquer problema técnico ou operacional na fábrica".