Notícias

Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra Covid-19

Segundo a agência, ensaio é de fase 2/3 e irá avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade do imunizante


08/04/2021 10h15

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta-feira (8) um novo ensaio clínico de uma vacina contra a Covid-19. As empresas patrocinadoras do desenvolvimento clínico serão a biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), sediada em Londres, que é responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina.

Leia também: Estudo do HC comprova eficácia de até 73,8% da CoronaVac após segunda dose

Segundo a agência, o ensaio clínico aprovado é de fase 2/3, "randomizado, cego para observador, controlado por placebo", que irá avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina em adultos a partir de 18 anos. O ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil participará do estágio 3, que corresponde à fase 2/3 do estudo.

Na fase 3 do estudo, é esperada a inclusão de até 30 mil voluntários distribuídos entre Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa. No Brasil, devem ser incluídos 3,5 mil voluntários. As fases 1 e 2 do estudo estão em andamento no Canadá e nos Estados Unidos.

A vacina em teste usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP). De acordo com a Anvisa, o imunizante é composto pela “proteína S expressa em forma de partículas parecidas com vírus (VLPs), coadministradas com um adjuvante, em duas doses com intervalo de 21 dias entre as doses."

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)