O Hospital Universitário de Kyoto, no Japão, fez o primeiro transplante de pulmão de doadores vivos para uma pessoa infectada pela Covid-19. Os tecidos pulmonares transplantados foram doados pelo marido e pelo filho de uma paciente que teve os pulmões comprometidos pelo vírus. A operação ocorreu na última quarta-feira (7).
De acordo com a CNN americana, o cirurgião Hiroshi Date, médico que liderou o transplante, disse que o procedimento trouxe esperança para os pacientes que sofrem danos pulmonares causados pela doença.
"Demonstramos que agora temos a opção de transplantes de pulmão (de doadores vivos)", disse Date em entrevista coletiva.

Imagens de raio-x mostram o tórax da paciente transplantada. À esquerda está a imagem antes do transplante e à diretita está a imagem feita após o procedimento. As áreas escuras mostram onde os tecidos pulmonares foram transplantados.
A paciente transplantada apenas foi identificada como moradora da região oeste de Kansai. De acordo com o hospital universitário, ela precisou do suporte de uma máquina que funcionava como pulmão artificial durante meses. Ela continua em cuidados intensivos e deve deixar o hospital em cerca de dois meses. Os doadores estão bem e se encontram em condições estáveis.
Leia também: Governo de São Paulo antecipa vacinação de pessoas com 67 anos para 12 de abril
REDES SOCIAIS