Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Hospital Universitário de Kyoto
Reprodução/Hospital Universitário de Kyoto 20210409154338_pulmao.png

O Hospital Universitário de Kyoto, no Japão, fez o primeiro transplante de pulmão de doadores vivos para uma pessoa infectada pela Covid-19. Os tecidos pulmonares transplantados foram doados pelo marido e pelo filho de uma paciente que teve os pulmões comprometidos pelo vírus. A operação ocorreu na última quarta-feira (7).  

De acordo com a CNN americana, o cirurgião Hiroshi Date, médico que liderou o transplante, disse que o procedimento trouxe esperança para os pacientes que sofrem danos pulmonares causados pela doença. 

"Demonstramos que agora temos a opção de transplantes de pulmão (de doadores vivos)", disse Date em entrevista coletiva. 

Imagens de raio-x mostram o tórax da paciente transplantada. À esquerda está a imagem antes do transplante e à diretita está a imagem feita após o procedimento. As áreas escuras mostram onde os tecidos pulmonares foram transplantados.


A paciente transplantada apenas foi identificada como moradora da região oeste de Kansai. De acordo com o hospital universitário, ela precisou do suporte de uma máquina que funcionava como pulmão artificial durante meses. Ela continua em cuidados intensivos e deve deixar o hospital em cerca de dois meses. Os doadores estão bem e se encontram em condições estáveis.

Leia também: Governo de São Paulo antecipa vacinação de pessoas com 67 anos para 12 de abril