Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Durante a pandemia, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis. Segundo a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), mais de 52 mil nativos se infectaram pelo novo coronavírus. Foram registradas 1.034 mortes.

Em entrevista ao Jornal da Tarde, o fundador do projeto "Vivência na AldeiaJosimas Ramos falou sobre o enfrentamento da crise sanitária nas aldeias do litoral sul de São Paulo. O projeto surgiu no final de 2012 com a intenção de apoiar as comunidades na construção de nos novos aldeamentos, com o uso de técnicas sustentáveis.

Josimas comenta que a pandemia intensificou a situação de carência vivida pelos povos indígenas. “Notamos que há uma disparidade social quando se trata dos povos originários. As pessoas ficaram em situações muito vulneráveis e houve necessidade do isolamento total, apoio e solidariedade em relação à essas populações”, relata.

Leia Também: Podcast dá voz a líderes indígenas nos 60 anos do Xingu

Como se não bastasse a crise causada pela Covid-19, por vezes, índios ainda são alvos de preconceitos por causa da origem. Segundo o fundador do projeto, os ataques são recorrentes. “A gente tem um histórico de ataques a indígenas no Brasil, desde o índio Galdino que foi queimado vivo, até ataques às suas aldeias. Cansamos de ver pessoas atacarem os índios ao caminhar na rua, nem o direito de ir e vir eles conseguem ter de forma pacifica. E isso vem sendo fortemente apoiado pela nossa atual política brasileira, que é a política do ódio ao diferente”, diz.

Josimas completou ao chamar atenção para a necessidade dos sonhos e desejos dos povos originários serem ouvidos para a aplicação de políticas públicas.

É possível efetuar doações para comunidades indígenas através do vivencianaaldeia.org/apoie.

Assista à entrevista completa que foi ao ar no Jornal da Tarde: