Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Instale o programa da Receita Federal

O programa é gratuito e compatível com Windows, Linux, IOs e Solaris. É necessário que o computador utilizado esteja equipado com máquina virtual java (JVM), versão 1.8 ou superior.

O download deve ser realizado diretamente pelo site da Receita Federal, para que não corra o risco de cair em algum golpe virtual.

Documentação

Para preencher a documentação, precisará ter em mãos os informes de rendimentos da(s) empresa(s) em que trabalha ou trabalhou em 2019, bancos e instituições financeiras e de todas as rendas recebidas no ano passado, além de documentos pessoais.

Declaração

Ao iniciar a declaração, escolha a opção “Declaração de ajuste anual”.

Dados do contribuinte e dos dependentes

Preencha os dados pessoais exigidos, como endereço, título eleitoral, ocupação profissional e CPF. O passo seguinte é informar o nome e CPF de eventuais dependentes.

Rendimentos

Tudo que for informado pelas fontes pagadoras e instituições financeiras precisa ser declarado. Para isso, pegue os informes de rendimentos disponibilizados pelos empregadores e bancos, e digite os valores no programa da Receita. Na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo Titular", precisam ser informadas todas as fontes pagadoras e todos os valores recebidos em 2019.

Rendimentos isentos e não tributáveis, como bolsas de estudo e ganhos com a poupança, devem ser informados em ficha específica.

No caso de rendimentos com aplicações financeiras e participação nos lucros, os resultados devem ser informados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva".

Bens e direitos

Bens como imóveis e veículos, saldo em conta corrente e aplicações financeiras, devem ser informados na ficha "Bens e direitos”.

Pagamentos efetuados

Os gastos com despesas dedutíveis e que podem ser comprovados, como pagamentos com saúde e educação,  devem ser declarados na ficha de “Pagamentos efetuados” e precisa ser informado o CNPJ da instituição ou CPF do profissional.

Leia também: Webstory: Passo a passo para declarar Imposto de Renda

Caso opte pela declaração simplificada, abre mão de todas as deduções admitidas na legislação tributária, como aqueles gastos com educação e saúde.

Verifique pendências

Em “Verificar pendências”. Caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, o programa alertará e mostrará o que ainda precisa ser informado.

Escolha modelo de tributação

O modelo de tributação pode ser completo, ou seja, por deduções legais ou por desconto simplificado. No caso, o próprio programa indicará a opção mais vantajosa.

Restituição

Para os contribuintes com direito à restituição, o sistema pede que seja informado o banco, agência e conta corrente para o depósito. Já para quem tiver imposto a pagar, pode optar pelo parcelamento.

Entregue a declaração

O último passo é clicar em “Entregar Declaração” e a declaração será salva automaticamente. Após isso, uma nova caixa aparecerá e pedirá ao contribuinte para selecionar a declaração que será entregue e clicar em “OK”.