Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Quando se fala de imigração de brasileiros, os Estados Unidos é um dos países que mais atraem estas pessoas. De acordo com um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a imigração para a terra do Tio Sam cresceu 9% em 2017.

O processo para conseguir a cidadania americana demanda diversas etapas. Para quem não nasceu em solo americano ou possui um dos pais com a cidadania do país, o modo mais convencional é conseguir residir nos Estados Unidos por mais de cinco anos. Para isso, é necessário buscar a naturalização.

De acordo com o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos), existem seis requisitos para se obter a naturalização. São eles:

Residência contínua: Consiste em viver no país em questão por um tempo específico (à depender da condição do imigrante, como o estado civil por exemplo). Geralmente, a data em que a pessoa se torna um “residente permanente” é a registrada no Cartão de Residente Permanente, conhecido popularmente como o “Green Card”.

Presença física: O morador precisa provar que esteve durante nos Estados Unidos por um período de 30 meses nos últimos cinco anos. Se for casado(a) com um(a) cidadão(ã)o tempo é menor. São 18 meses em três anos.

Tempo em um estado ou distrito USCIS: O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos determina que o solicitante tenha vivido estado ou distrito no qual foi solicitada a naturalização por, ao mínimo, três meses.

Bom caráter moral: O “Bom caráter moral” diz respeito ao comportamento do imigrante em relação a lei do país. Não são considerados de bom caráter moral aqueles que cometeram crimes ou contravenções no período de cinco anos antes da solicitação de naturalização.

Inglês e Civismo: A pessoa precisa demonstrar que conhece o idioma e o básico sobre a forma de governo e a história do país.

Dedicação à Constituição: É requerido do solicitante à naturalização apoio à nação e a Constituição dos Estados Unidos.

Depois de atender a esses requisitos ao pessoa se torna capaz de solicitar a cidadania americana. O primeiro passo é preencher o Formulário N-400, depois, é preciso enviá-lo junto com documentos solicitados ao USCIS. Os documentos em outros idiomas que não o inglês necessitam de uma tradução.

Leia Também: Webstory: Como obter cidadania americana?

O imigrante precisa pagar uma taxa de U$725 para a inscrição do processo e o registro de biometria.

A pessoa que busca a cidadania também passa por um teste com o oficial do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos sobre a língua inglesa e civismo, dependendo da idade, alguns são isentos do teste do idioma.

Se o pedido for aceito, é necessário participar da Cerimônia de Naturalização. Nela, o indivíduo realiza um Juramento de Fidelidade à nação americana para receber o Certificado de Naturalização. Depois de preencher o Formulário N-445, enviado pelo USCIS, e devolver o Green Card ao estado, a pessoa deixa de ser um imigrante e é considerada uma cidadã dos Estados Unidos.