Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

De acordo com o cálculo do impacto da Covid-19 na sobrevida da população, a expectativa de vida no Brasil pode cair mais de três anos e meio em alguns estados do país por causa da pandemia do novo coronavírus. O estudo foi feito por uma equipe de pesquisadores liderados pela demógrafa brasileira Márcia Castro, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Em média, a redução da expectativa de vida em todo o país será de quase dois anos, mas esse número aumenta em alguns estados por causa dos impactos da Covid-19 nos índices de mortalidade.

Leia também: Sem máscara, Bolsonaro vai contra as orientações de ministro da Saúde e Secom

Segundo a pesquisa, o Distrito Federal é o local mais afetado. A população local tem 78,9 anos de média de vida e a redução estimada é de 3,68 anos. Em São Paulo, estado com mais casos e mortes pela doença, a média de vida é de 76, 4 anos e deve cair 2,17 anos.

O norte do país é a região mais afetada. As piores situações são a do Amapá ( 3,62 anos), Roraima (recuo de 3,43) e do Amazonas (3,28).

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), será a primeira redução de expectativa do brasileiro desde 1940. Atualmente, esse índice no Brasil é de 76,6 anos.