Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebeu o ambientalista e escritor Ailton Krenak.

Logo no início do programa, o diretor de jornalismo da TV Cultura Leão Serva lembrou sobre a Constituinte, onde Krenak pintou o rosto e chamou atenção de todos os políticos em Brasília.

O líder indígena relembrou dos direitos que os povos originários ganharam durante a Constituinte. Os “Direitos dos Índios” foram adicionados na Constituição e, por conta desse capítulo, os povos ganham o direito de “disputar a vida política dentro do Brasil” e antes, segundo ele, não tinham direito a nada.

“Como chamar essa gente? Muitas pessoas acham que deveriam se referir somente como povos originários ou povos indígenas, mas na nossa constituição tem um capítulo que é destinado aos Direitos dos Índios. Isso é muito significativo”, disse o líder indígena.

Leia também: Segundo estudo, desmatamento na Amazônia tem pior mês de março dos últimos dez anos

Mesmo com os direitos assegurados na Constituição, ele afirma que ele não é tão respeitado. Depois daquele momento, muitos políticos não deram o devido valor para essa comunidade e até quiseram retirar.

“Não houve consenso sobre as comunidades indígenas além daquele momento (Assembleia Constituinte). De certa maneira, ao fazer aquele protesto, eu fiz como naquele história onde o rei está nu. Eu mostrei que estava todo mundo pelado naquele Congresso, e eles deixaram a gente passar com a demanda dos povos indígenas. Mas nunca houve consenso”, disse o ambientalista.

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista, poeta, curadora, produtora e co-fundadora da rádio indígena Yandê; Denilson Baniwa, artista visual, comunicador e articulador indígena; Sidarta Ribeiro, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e professor.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, naTV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.