Notícias

STF anula decisão de Bretas que transformou Michel Temer e Moreira Franco em réus

Alexandre de Moraes entendeu que o juiz não possuía competência para analisar a denúncia


20/04/2021 21h43

Nesta terça-feira (20), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes anulou a decisão proferida por Marcelo Bretas, juiz encarregado da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, que transformou o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência Moreira Franco em réus.

De acordo com Moraes, o juiz não possuía competência para examinar a denúncia que foi oferecida pelo MPF (Ministério Público Federal) contra os ex-membros do governo federal em uma operação de desdobramento da Lava Jato. Na ocasião, Temer e Franco foram presos e liberados logo depois.

“Reconhecida a incompetência da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro para a tramitação do processo-crime, nos termos do art. 567 do Código de Processo Penal devem ser declarados nulos todos os atos decisórios, inclusive o recebimento da denúncia", defendeu o ministro.

Leia Também: Otto Alencar convoca primeira sessão da CPI da Covid para a próxima terça-feira (27)

Chamada de “Operação Descontaminação”, foi posta em prática depois da apuração de fatos no processo da operação radioatividade, que tinha a justiça do RJ investigando irregularidades em contratos que envolveram a Eletronuclear, a Af Consult Ltd, Argeplan e Engevix para um projeto de engenharia na usina de Angra 3.

A decisão do ministro do STF acontece depois do pedido da equipe de defesa de Moreira Franco, que afirmou que os atos investigados estão relacionados à uma investigação em andamento na Justiça Federal em Brasília, onde é investigado se uma suposta organização criminosa, formada por membros do partido MDB, estão envolvidos em desvios em órgãos da administração pública.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)