Notícias

Após condenação de Chauvin, governo Biden investiga práticas da polícia de Mineápolis

Departamento de Justiça dos EUA investigará se a polícia local usa força excessiva com frequência


21/04/2021 16h48

Nesta quarta-feira (21), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação para avaliar se a polícia de Mineápolis, onde o ex-segurança George Floyd foi morto, usa força excessiva com frequência. As informações são do jornal The New York Times.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral do país, Merrick Garland, um dia após o ex-policial Derek Chauvin ser condenado pelo assassinato de Floyd, no estado de Minnesota, em maio de 2020.

De acordo com o procurador-geral, "o Departamento de Justiça abriu uma investigação civil para determinar se o Departamento de Polícia de Minneapolis se envolve em um padrão ou prática de policiamento inconstitucional ou ilegal”.

“A maioria dos policiais de nosso país desempenha seus trabalhos difíceis de maneira honrada e legal”, disse Garland. “Eu acredito fortemente que bons oficiais não querem trabalhar em sistemas que permitem práticas ruins".

Leia também: Samantha Power é a entrevistada do Roda Viva da próxima segunda-feira (26)

A investigação vai apurar se a polícia de Mineápolis tem um padrão de uso de força excessiva, inclusive em protestos; se envolve conduta discriminatória; e se o tratamento de pessoas com deficiências de saúde comportamentais é ilegal.

Ela também vai analisar o treinamento, a supervisão, as investigações sobre uso da força do departamento e se os sistemas atuais de responsabilização da polícia são eficazes para garantir que os policiais ajam legalmente.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)