Notícias

Marcelo Queiroga prevê vacinação contra a Covid-19 de grupo prioritário até setembro

Meta do antigo ministro era de imunização até maio. Ministro atribui atraso a não entrega de vacinas e problemas na importação de insumos


21/04/2021 18h37

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21), o ministro da Saúde Marcello Queiroga afirmou que prevê a vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário até setembro. Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), são 77,5 milhões de brasileiro, o que representa aproximadamente 35% da população. Desse grupo, apenas 9 milhões receberam as duas doses até o dia 20 de abril.

"O processo tem ocorrido de forma cada vez mais célere e vamos, se continuar nesse ritmo, até setembro atingir a imunização da população prevista no PNI. O objetivo é que ocorra antes", disse o ministro.

A expectativa do ministério é que todos do grupo prioritário recebam a primeira dose até 15 de junho. Mas, segundo Francieli Fantinato, coordenadora do PNI, o intervalo maior entre as duas doses da vacina da Astrazeneca/Oxford, leva a conclusão da imunização para setembro.

O problema em relação a essa previsão é que ela é diferente da feita pela antiga equipe do ministério. A meta de Eduardo Pazuello era vacinar todo o grupo prioritário até maio e metade da população até o final de junho.

Leia também: Saúde orienta gestantes, puérperas e lactantes de grupos prioritários se vacinarem contra a Covid-19

Para o atual ministro, a prazo precisou ser alterado devido ao atraso nas entregas das vacinas. Ele citou o não envio de doses pela Covax Facility, consórcio administrados pela OMS, problemas da importação de insumos que vem de fora do país e a não aprovação de imunizantes por parte da Anvisa.

No final da coletiva, perguntado sobre o atraso, Queiroga ressaltou que o Brasil é o quinto país com mais doses aplicadas no mundo e questionou a forma como a imprensa lida com a cobertura da Campanha de Vacinação.

“Vamos deixar de ver só problemas, porque, na realidade, estamos aqui para dar solução para a população. Vamos parar com essa coisa de ficar contando dose de vacinação. Estamos trabalhando”, disse com um tom de voz mais elevado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)