Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Isac Nóbrega/Palácio do Planalto
Isac Nóbrega/Palácio do Planalto

Paulo Guedes afirmou, nesta terça-feira (27), que "o chinês inventou o vírus" da Covid-19 e que a vacina da Pfizer é "melhor do que as outras". O ministro da Economia participou de reunião do Conselho de Saúde Complementar, que foi transmitida pelas redes sociais sem que Guedes soubesse.

"O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então, 'os caras' falam: 'Qual é o vírus? É esse? Decodifica'. Está aqui a vacina da Pfizer, é melhor do que as outras", disse.

Ao ser informado que o conteúdo estava sendo gravado, o ministro pediu que não mandassem ao ar. A transmissão foi excluída das redes sociais do Ministério da Saúde após finalizada a reunião.

Atualmente, a CoronaVac, vacina produzida a partir de acordo entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, foi aplicada em 80% dos brasileiros vacinados. 

Leia também: Estudo indica 50% de eficácia da CoronaVac contra a variante de Manaus

A compra de imunizantes da Pfizer pelo governo brasileiro passou por entraves. A farmacêutica alegou, em janeiro de 2021, que tentou negociar a venda de 70 milhões de doses, que seriam entregues em dezembro de 2020. Na época, o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que tinha ressalvas sobre a vacina, como a não responsabilização do laboratório por qualquer efeito colateral e a obrigação do governo brasileiro em fornecer material para diluir o imunizante.

A autorização para a compra de vacinas da farmacêutica só aconteceu em março de 2021.

O site da TV Cultura tentou contato com o ministério da Economia para falar sobre as declarações de Paulo Guedes, mas não obteve resposta.