Nesta quinta-feira (29), o presidente norte-americano Joe Biden completa 100 dias no cargo. Em rede social, ele escreveu: "Hoje faz 100 dias desde que a vice-presidente Harris e eu assumimos o cargo, e temos reconstruído o melhor a cada dia desde então.”
No primeiro discurso ao Congresso Americano, realizado na última quarta-feira (28), pela primeira vez um presidente dos Estados Unidos foi acompanhando de duas mulheres, a vice Kamala Harris e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, para anunciar novas medidas de recuperação econômica do país.
Leia também: Suprema Corte dos EUA restabelece pena de prisão perpétua para menores de idade
Joe Biden pediu ao congresso a aprovação do pacote de investimento de 1 trilhão e 800 bilhões de dólares. Segundo ele, a quantia vai transformar os papéis que o governo desempenha na vida americana.
Biden disse que "não está procurando punir ninguém", mas planeja aumentar os impostos dos americanos mais ricos, cobrando da América corporativa a conta da recuperação econômica. "Wall Street não construiu esse país, a classe média construiu esse país", afirmou o presidente, atacando os cortes de impostos de 2017 apoiados pelos republicanos, que teriam criado grandes déficits enquanto beneficiavam os mais privilegiados.
O presidente também disse que é hora de os Estados Unidos encerrarem a guerra no Afeganistão e trazerem as tropas americanas de volta.
Biden ainda pediu aos republicanos que até agora se opuseram a ele, para que ajudem a aprovar uma ampla reforma política, no controle de armas, na imigração e no enfrentamento à dura competição representada pela China.
Durante o discurso, os republicanos ficaram em silêncio, enquanto os democratas aplaudiram.
REDES SOCIAIS