Neste sábado (1), manifestantes pró-Bolsonaro se reuniram em diversas capitais do Brasil para defender o presidente e criticar medidas de governadores e prefeitos durante a pandemia. Muitas medidas de prevenção contra a Covid-19, como o distanciamento social e o uso de máscara, não foram respeitados.
Uma das maiores manifestações aconteceu em São Paulo. Muitas pessoas se aglomeraram na Avenida Paulista, uma das principais ruas da cidade. Além do apoio ao presidente, eles pediram a saída do governador João Doria (PSDB) e intervenção militar. Foi possível ver faixas e cartazes pedindo “intervenção militar com Bolsonaro no poder” e o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).
No Rio de Janeiro, os manifestantes se encontraram na praia de Copacabana. A manifestação foi marcado pela presença de trios elétricos, cartazes em apoio a Jair Bolsonaro, tumulto e desrespeito as medidas sanitárias para previnir a disseminação da Covid-19.
Na capital federal, aproximadamente 5000 pessoas foram ao gramado do Congresso Nacional vestido roupas verde e amarelo. Deputados aliados ao presidente também se juntaram a manifestação.
Leia também: Ministério da Saúde prevê entrega de 34,5 milhões de vacinas contra Covid-19 em maio
Além dessas três cidades, também foram registradas manifestações em Belém (PA), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e cidades do interior como Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Limeira (SP) e Ipatinga (MG).
As manifestações foram chamadas de “Eu Autorizo, Presidente”, em alusão a fala de Bolsonaro que aguardava “uma sinalização dos brasileiros para tomar providências” contra as medidas de restrição.
Veja imagens das manifestações em diversas cidades do Brasil:
REDES SOCIAIS