Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, ex-ministros da Saúde na gestão do presidente Jair Bolsonaro, depõem nesta terça-feira (4) na CPI da Covid. O depoimento de Mandetta está previsto para começar às 10h e o de Teich a partir das 14h.
A convocação dos ministros acontece após requerimentos feitos pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), o vice-presidente do colegiado Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e aprovados na semana passada.
Mandetta esteve à frente do Ministério da Saúde entre janeiro de 2019 e abril de 2020. Ele deixou o cargo após divergências com Bolsonaro em relação às medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus. Mandetta também se colocou contra a medida de adotar a cloroquina para tratar pacientes infectados pelo vírus, enquanto Bolsonaro defendia o medicamento, que é comprovadamente ineficaz no tratamento da doença.
Teich foi o sucessor de Mandetta na pasta. Esteve no cargo de ministro da Saúde por menos de um mês, entre 17 de abril e 15 de maio. Ele também deixou o posto após divergências com o presidente.
Ainda nesta semana, ocorrerão os depoimentos do ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello, na próxima quarta (5), assim como os depoimentos do atual ministro da pasta Marcelo Queiroga e do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, na quinta (6).
Leia também: MPF denuncia sete pessoas por fraudes no Auxílio Emergencial
“Todos sabem que Bolsonaro foi negacionista desde o início da pandemia”, diz presidente da CPI da Covid
Assista ao Roda Viva da última segunda (3), que contou com a participação de Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid.
REDES SOCIAIS