Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Uma pesquisa da Associação Diabetes Juvenil (ADJ Brasil) mostrou que a doença ficou em segundo plano durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o levantamento, a adesão ao calendário de vacinação das pessoas com diabetes piorou no último ano.

O Jornal da Tarde desta terça-feira (4) recebeu Vanessa Pirolo, coordenadora de políticas públicas da ADJ Brasil, que apresentou a piora com dados: com relação à imunização contra a Covid-19, 61% das pessoas com diabetes têm a intenção de se vacinar, 17% iriam se vacinar dependendo do tipo da vacina, 16% apresentaram dúvidas e 5% dessas pessoas afirmaram que não arriscariam a imunização por medo da vacina.

Vanessa define a falta de informação como perigosa e prejudicial. “As pessoas com diabetes, quando contraem o vírus ou alguma infecção, têm três a quatro vezes mais possibilidade de ter complicações e culminar na hospitalização”, explicou.

Leia também: Mandetta depõe na CPI da Covid: "Não tomamos nenhuma medida que não tenha sido pela ciência"

A pesquisa também mostrou que 85% das pessoas com diabetes e cuidadores não tinham noção que existe um calendário de vacinação próprio para estes pacientes, algo que chocou Vanessa. “Constatamos que existe uma falta de comunicação entre médico e paciente. 47% das pessoas que responderam a pesquisa não se lembravam da última vez que conversaram com o médico sobre vacinação”, afirmou.

A coordenadora reforça a importância da imunização de pessoas com diabetes e incentiva a consulta ao calendário específico, disponível no site da ADJ Brasil.

Assista a entrevista completa do Jornal da Tarde desta terça-feira (3):